Cremação

 
 
 

Cremação

 
Cremação é uma técnica funerária que visa reduzir um corpo a cinzas através da queima do cadáver. O método comum no mundo ocidental é a cremação do cadáver em fornos crematórios desenvolvidos para esse fim.
A cremação pode ser um funeral ou um rito pós-funeral e é uma alternativa que oferece menos riscos ambientais que o sepultamento do corpo em covas.

A cremação é, cada vez mais, uma opção tomada por muitas famílias portuguesas, não só por ser mais barato, mas também por ser logisticamente mais simples e psicologicamente menos chocante.

Mas, onde há crematórios em Portugal? Onde é possível recorrermos à cremação?
 
 
 
 

Quantos fornos crematórios há em Portugal?

 
Actualmente, há 17 fornos crematórios em Portugal, estando ainda em fase de conclusão mais dois crematórios: Viseu e Mangualde. Um dos mais recentes a ser inaugurado foi o crematório de Oeiras, que serve a população de todo este grande concelho. Mas nem sempre foi assim. Até 2008, existiam apenas quatro crematórios em todo o país, nos cemitérios do Alto de São João e dos Olivais, em Lisboa, no cemitério do Prado do Repouso, no Porto, e ainda no cemitério de Ferreira do Alentejo.
Este número era problemático, pois a procura pela cremação tem vindo a aumentar ano após ano. Hoje, existem mesmo listas de espera, sobretudo nos crematórios de Lisboa e do Porto, pois a procura é maior do que a oferta. Este fenómeno fez com que fosse necessário construir uma nova vaga de crematórios no país.